Polícia Militar Ambiental apreende mais de cem quilos de peixes nativos por captura proibida

postado por Cícero 18/11/2025 0 comentário(s) COTIDIANO,

Durante execução da Operação Piracema 25/26, uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizava na tarde da segunda-feira (17/11), patrulhamento às margens do Rio Laranja Doce e Rio Paranapanema, no município de Nantes/SP, quando a equipe avistou um veículo parado próximo a área crítica de pesca. Os policiais se posicionaram em local estratégico e aguardaram a chegada das pessoas que estariam com o veículo. Algum tempo depois, surgiram cinco homens que caminhavam por uma trilha às margens, seguindo em direção ao veículo estacionado.

Quatro deles conseguiram se evadir em meio a vegetação e um foi abordado.

Na fuga, os envolvidos abandonaram duas tarrafas e 104 quilos e 700 gramas de pescado nativo da espécie Piau Três Pintas, peixe nativo que tem proibida sua captura devido ao período de Piracema. Foi elaborado em desfavor da envolvido, um homem de 37 anos, um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6.188,00 por pescar mediante a utilização de petrecho proibido (Tarrafa), com base no artigo 35 da Resolução da Secretaria da Infraestrutura e do Meio Ambiente, majorado o valor ao dobro por ser tratar de período de Piracema.

A ocorrência foi apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil local, por infringir o artigo 34, da Lei Federal 9605/98 e o envolvido responderá criminalmente.

O pescado foi apreendido e como estava em boas condições para o consumo, foi doado ao Centro Educacional Walter Figueiredo de Presidente Prudente.

 

Deixe seu comentário