Arrendatário é autuado em R$ 30 mil por supressão de árvores em Teodoro Sampaio

postado por Cícero 20/10/2025 1 comentário(s) COTIDIANO,

Uma equipe da Polícia Ambiental foi acionada para atender a uma denúncia sobre supressão e soterramento de vegetação nativa através de maquinários agrícolas em um sítio no Assentamento Santa Terezinha da Água Sumida, no munícipio de Teodoro Sampaio.

No local foi realizado o contato com o morador do lote vizinho, um homem de 46 anos, que arrendou oito hectares da área objeto da denúncia para realizar o plantio de milho e pastagem, e que durante o gradeamento do solo realizou a supressão de alguns exemplares arbóreos da espécie Leiteiro. Após a preparação do solo, informou que realizou o soterramento de todo material lenhoso, tento em vista o aproveitamento da decomposição do material lenhoso para adubo e fortificação do solo. Indagado sobre autorização para a realização da atividade no local, o envolvido alegou que não possuía.

A equipe realizou a fiscalização ‘in loco’ e mensuração da área tombada, totalizando 20,9 hectares.

Durante a vistoria foram encontrados vários troncos serrados rente ao solo, alguns soterrados e outros arrancados, além de muitas galhadas picotadas, sendo que algumas delas ainda possuíam a presença de folhas verdes. Também foi encontrada no local uma vala que após a retirada de algum volume de terra não muito profundo, foram encontrados alguns troncos e galhos aparentando ser um dos locais do soterramento.

Em contato com o proprietário do lote, alegou que arrendou a área para algum tipo de plantio e que a vegetação existente em seu lote, era apenas de Leiteiros, e pastagem e que não tem nenhuma sociedade ou participação quanto à degradação causada no local.

Foi realizado o comparativo de imagens de satélites onde foi possível verificar a supressão dos exemplares que existiam no local, totalizando cem árvores.

Após a caracterização do fato, foi lavrado em desfavor do envolvido um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 30.000,00 por explorar qualquer tipo de vegetação nativa localizada fora de área de reserva legal averbada de domínio privado mediante supressão, baseado no disposto do Artigo 52 da Resolução da Secretaria da Infraestrutura e do Meio Ambiente. As atividades degradadoras na área objeto da autuação foram embargadas.

 

1 comentário(s)

Shelly Schwartz:
25/10/2025, 02:39:29 PM, levited.com
Botão de Resposta

We stumbled over here coming from a different page and thought I might as well check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to exploring your web page repeatedly.

Deixe seu comentário