-
Your shopping cart is empty!
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente, vinculada à Delegacia Seccional de Polícia, participa da Operação ‘Virtudes 2025’, realizada em todo o país, durante o mês de outubro, com a realização de uma série de ações preventivas, educativas e investigativas voltadas à proteção da população idosa da região.
A operação, que segue diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo fortalecer a rede de proteção aos idosos, combater maus-tratos e prevenir golpes que frequentemente vitimam pessoas da terceira idade.
Dentre as atividades programadas, destaca-se a participação no 10º Simpósio Intersetorial do Envelhecimento, que ocorrerá no dia três de outubro no Hospital Regional, com o tema “O cuidado centrado no idoso e a rede de atenção à saúde”.
O evento reunirá profissionais da saúde, assistência social e segurança pública para debater estratégias de acolhimento e proteção.
No dia oito de outubro, o delegado de polícia Dr. Celso Marques Caldeira conduzirá um bate-papo com idosos atendidos pelo Centro de Referência “Feliz Idade”, abordando os principais tipos de violência e golpes praticados contra essa faixa etária. A ação educativa visa alertar e empoderar os idosos para que reconheçam e denunciem situações de risco.
A operação também prevê fiscalizações em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com foco na apuração de denúncias de maus-tratos e negligência.
Além disso, a equipe da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso fará a apuração de denúncias recebidas pelos canais oficiais, tais como: Disque 100, Disque 180, Disque 197 e Disque Denúncia.
A Polícia Civil reforça que muitos dos golpes contra idosos envolvem abordagens emocionais e falsas promessas, geralmente praticadas por criminosos que se aproveitam da vulnerabilidade das vítimas. A população deve ficar atenta e denunciar qualquer suspeita.
A Operação Virtudes 2025 reafirma o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos direitos dos idosos e a promoção de um ambiente seguro e digno para essa parcela da sociedade.
Deixe seu comentário