Energisa reforça orientações de segurança para o feriado prolongado

postado por admin 12/02/2026 0 comentário(s) PLANTÃO,
O feriado prolongado está chegando e muitas pessoas já se organizam para pegar a estrada e fugir da folia. Atenta ao aumento do fluxo de veículos nas ruas e rodovias da região, a Energisa Sul-Sudeste reforça o alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo postes.
 
“Além dos prejuízos ao fornecimento de energia, o que mais nos preocupa nos acidentes com postes são os impactos aos envolvidos. Essas colisões em postes potencializam os riscos de curto-circuito, incêndio, choque elétrico, fraturas e até fatalidade”, afirma Ana Bruinsma Coelho, técnica de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
 
Por esse motivo a concessionária reforça as orientações preventivas para evitar acidentes e também destaca o comportamento seguro caso se envolva ou presencie um acidente dessa natureza.
 
“Um acidente de carro é sempre muito impactante. Mas, a principal orientação é manter a calma. Motorista e passageiros devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada. Já as pessoas que presenciarem o acidente ou passarem pelo local precisam manter a distância segura, para não correr o risco de se aproximar de um cabo energizado, o que também pode resultar em uma fatalidade”, alerta Ana.
 
A técnica esclarece que a rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, porém, nunca se deve descartar a possibilidade de um cabo ao solo estar energizado.
 
Ainda como medida preventiva, em diversas cidades onde atua a Energisa instalou equipamentos de proteção em pontos estratégicos. Denominada defensa, a estrutura feita com borracha e areia se assemelha às utilizadas nas pistas de corridas automobilísticas, com objetivo de diminuir o impacto da batida e garantir a segurança do condutor e da estrutura atingida.
 
Então, em casos de acidentes envolvendo poste, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, Defesa Civil no 199 e com a concessionária de energia pelos seguintes canais:
 
- Call Center: 0800 70 10 326 
- Aplicativo Energisa ON 
- Gisa/Whatsapp: (18) 99120-3365 
- Site: www.energisa.com.br 
 

Deixe seu comentário