-
Your shopping cart is empty!
Após análise das imagens registradas em vídeo, a Defesa Civil do Estado de São Paulo esclareceu que o fenômeno observado em Teodoro Sampaio não se trata de um tornado clássico, mas sim de um landspout.
De acordo com a avaliação técnica, o landspout é um tipo de tornado considerado fraco, porém com processo de formação diferente dos tornados tradicionais. Nesse fenômeno, a rotação do ar tem início próximo ao solo, antes mesmo do completo desenvolvimento da nuvem de tempestade. Com a ascensão do ar quente, essa rotação é “esticada”, formando um funil estreito capaz de levantar poeira e pequenos detritos.
No vídeo analisado, é possível observar características típicas desse tipo de fenômeno, como coluna fina, rotação concentrada junto ao solo e ausência de uma conexão bem definida entre o funil e a base da nuvem. Esses elementos indicam que o evento é compatível com um landspout.
Diferentemente dos tornados clássicos, que se formam dentro de grandes tempestades supercelulares, os landspouts costumam ter menor intensidade, curta duração e causar impactos limitados.
A análise foi realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, após o envio das imagens pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Teodoro Sampaio ao CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências.
Confira o vídeo em nosso instagram: https://www.instagram.com/p/DSN8KcvD5OP/

Residência danificada após passagem do landspout em Teodoro Sampaio - SP. (REPDEC I-10)
Deixe seu comentário