DIG e DEIC da Polícia Civil desarticulam quadrilha durante operação ‘FARM 18’

postado por Cícero 02/07/2025 0 comentário(s) COTIDIANO,

 

A Polícia Civil de Presidente Prudente, em investigação realizada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da DEIC 8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais), realizou na manhã desta quarta-feira (02/07), simultaneamente nas cidades de Rolândia e Londrina/PR; Cerqueira César e Pirajuí/SP a operação intitulada ‘FARM 18’.

Depois de ser provocada em pedido de assessoramento, a Delegacia Especializada iniciou investigação sobre o fato consumado em abril deste ano, no interior de Fazenda na cidade de Sandovalina/SP, tratando-se de delito grave contra o patrimônio consumado em zona rural.

Assim, o GIAR (Grupo de Investigação em Área Rural). setor especializado da DIG foi acionado para assumir as diligências.

Consta que, em suma, duas pessoas, invadiram a sede da fazenda, onde renderam duas vítimas e, com o uso de extrema violência e armas de fogo de calibre restrito, as mantiveram em restrição de liberdade subtraindo alguns bens. Após, se evadiram em sentido incerto.

 

Com dois meses de ações de inteligência, em atos legítimos autorizados pela Justiça competente e pareceres favoráveis do Ministério Público paulista, com os cruzamentos de informações em fontes abertas e fechadas, além de diligências de campo, em tese, houve o desvendamento do crime com a identificação dos dois autores presentes na ação: M.M.G. de 30 anos; e, W.R.S. de 33 anos, além de outros que estavam responsáveis em garantir as impunidades, seja na ocultação dos objetos, na condução as cidades, na observação do local ou no comando/entrega do armamento. Respectivamente, duas mulheres: L.P.B. de 31 anos, C.I.M. de 36 anos, e um homem L.P. de 45 anos.

Com o conjunto de provas técnicas juntadas foi possível a representação cautelar policial que subsidiou o deferimento de cinco mandados de prisões preventivas, bem como outras cinco de buscas domiciliares que objetivam a coleta de mais material para o fechamento do procedimento policial e futura responsabilização dos indiciados.

A ação busca, ainda, desarticular a identificada Organização Criminosa de outro Estado especializada em roubos cometidos no interior de sedes em zona rural (fazendas e sítios), com idêntico modus operandi.

Apenas no ano de 2025 já foram identificadas, no total e por momento, oito ações criminosas do grupo, sendo duas delas na região de Presidente Prudente.

Com o bando organizado e com o resultado das ações realizadas, a polícia busca a identificação de eventuais outros comparsas, novas vítimas, localização dos instrumentos usados nas ações, além de informação de quem escolhia os imóveis ou vítimas a serem atacadas e, quem seria o responsável pela receptação do produto do roubo. 

Até o momento, quatro mandados de prisão foram cumpridos, além de todas as buscas domiciliares. Apenas um dos alvos não foi localizado, porém, equipes permanecem em diligências. Todos os suspeitos serão indiciados e responderão o procedimento como incursos nos crimes de roubo triplamente agravado pelo concurso de pessoas, por restrição da liberdade da vítima e emprego de arma de fogo de calibre de uso restrito e participação em organização criminosa.

Deixe seu comentário