Defesa Civil alerta sobre os riscos da queima de lixo, ocorrência em Presidente Prudente provoca suspensão das aulas no SESI

postado por Renato 13/10/2025 1 comentário(s) DEFESA CIVIL,

A queima de lixo representa sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. A inalação de poluentes como fuligem, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio pode causar problemas respiratórios e até edemas pulmonares. Além disso, essa prática contribui para incêndios, libera gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO₂) e dissemina substâncias tóxicas, como dioxinas e furanos, especialmente quando há queima de plásticos, o que é bastante comum nesse tipo de ocorrência. Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Defesa Civil, registrou um incêndio na mata próximo ao local do descarte de materiais, que foi controlado por meio do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Defesa Civil. No sábado novo registro de incêndio nas proximidades que adentrou na área de uma fazenda e novamente as equipes estiveram realizando o combate ao fogo. A chuva que atingiu o município ajudou no rescaldo. Porém ontem foi registrado um novo incêndio, que atingiu os materiais depositados no local, liberando grande quantidade de fumaça proveniente da queima desses materiais inservíveis. Equipes trabalharam ontem e hoje para mitigar a liberação da fumaça provocada pela queima em profundidade. Uma pá carregadeira da Secretaria Municipal de Agricultura está sendo utilizada para remexer e enterrar o material, visando eliminar os focos remanescentes e controlar a emissão de fumaça. Caminhões pipas da Secretaria de Meio Ambiente e equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil permanecem no local. Em decorrência da fumaça provocada por essa queima subterrânea, a unidade escolar do SESI, localizada nas proximidades, terá as aulas suspensas nesta terça-feira (14). A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil esteve na escola, avaliando a situação, e constatou que, em virtude da intensidade da fumaça, o ambiente escolar encontra-se momentaneamente em condição insalubridade, podendo representar risco à saúde. A suspensão das atividades é uma medida preventiva e temporária, adotada juntamente com a direção e gestores do SESI, com o objetivo de garantir a segurança e preservar o bem-estar das crianças. Em nota a Prefeitura de Presidente Prudente reforça que provocar queimadas é crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, sujeita a multa e detenção.

 


Moradores podem denunciar queimadas pelo telefone 156 da Prefeitura ou diretamente à Polícia Militar Ambiental, pelo 190.

1 comentário(s)

John Mitchell:
25/10/2025, 02:38:44 PM, levited.com
Botão de Resposta

I enjoy the efforts you have put in this, appreciate it for all the great posts.

Deixe seu comentário