O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025, às 10h10, um alerta de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar em Presidente Prudente e região. Segundo o aviso, os índices devem variar entre 30% e 20%, colocando a população em estado de atenção. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis ideais de umidade relativa do ar ficam entre 50% e 60%. Abaixo de 30%, o ar seco já representa riscos à saúde, e abaixo de 20%, o cenário é considerado crítico, com agravamento de problemas respiratórios, irritações nos olhos, nariz e garganta, além do aumento da incidência de doenças alérgicas e cardiovasculares. Além dos riscos à saúde, o tempo seco favorece o surgimento e a propagação de incêndios em áreas de vegetação. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente alerta para o perigo iminente de queimadas, sobretudo em terrenos baldios, áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), onde qualquer foco de fogo pode rapidamente sair do controle.
“Esse é um período extremamente sensível. Além de adotarmos cuidados com a saúde, é fundamental evitar qualquer prática que possa iniciar incêndios, como queima de lixo, bitucas de cigarro jogadas em áreas secas e o uso de fogo para limpeza de terrenos”, destaca o coordenador da Defesa Civil municipal Luis Felipe Floriano.
A Defesa Civil orienta a população a:
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
Ingerir bastante água ao longo do dia;
Usar umidificadores ou toalhas molhadas nos ambientes;
Manter janelas parcialmente abertas para ventilação cruzada;
Evitar exposição direta ao sol por longos períodos.
Em caso de focos de incêndio ou necessidade de atendimento, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199 ou WhatsApp (18) 99744-0199.
Deixe seu comentário