Maio Amarelo: ações visam combater a associação perigosa entre álcool e direção

postado por Renato 24/05/2025 0 comentário(s) DEFESA CIVIL,

 Durante o movimento Maio Amarelo, as ações de fiscalização são intensificadas para proteger todos no trânsito. Um dos principais focos é combater a associação perigosa entre álcool e direção. Nesta sexta-feira (23) foi realizada mais uma ação conjunta entre DETRAN-SP, Polícia Militar, SEMOB e apoio da Defesa Civil, visando principalmente a prevenção de sinistros de trânsito e consequentemente salvar vidas.

Durante a operação foram realizados 422 testes para verificar se os condutores estavam dirigindo com alguma quantidade de álcool no organismo. Dentre esses 10 condutores foram atuados por recusar o teste do etilômetro.  De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a recusa ao teste implica nas mesmas sanções administrativas de quem é flagrado dirigindo sob influência de álcool:

Multa gravíssima (R$ 2.934,70)

Suspensão do direito de dirigir por 12 meses

Recolhimento da CNH

Retenção do veículo

Nas operações de fiscalização do Maio Amarelo, condutores também foram orientados sobre os riscos da combinação álcool e direção.  Uma moto e um carro foram removidos ao pátio, no total 116 motos e 304 carros foram fiscalizados.  

Se beber, não dirija! Se dirigir, não beba!

Deixe seu comentário