Defesa Civil lança Operação Chuvas 2025/2026 e premia municípios resilientes.

postado por Renato 29/11/2025 0 comentário(s) DEFESA CIVIL,

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza, na próxima segunda-feira (1), às 15h, o lançamento oficial da Operação SP Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel PM Henguel Ricardo Pereira. Nesta edição, a cerimônia traz importantes anúncios e entregas:

– Premiação do Programa Município Resiliente, reconhecendo as cidades com melhores indicadores em prevenção, resposta e gestão de riscos;

– Apresentação de inovações no sistema estadual de monitoramento e alerta;

– Entrega de obras concluídas, caminhões-pipa e assinatura de novos convênios;

– Distribuição oficial das faixas e folhetos da Operação SP Sempre Alerta, que serão utilizados pelos municípios nas campanhas de prevenção.

A região administrativa de Presidente Prudente (REPDEC I10), que conta com 53 municípios, terá destaque na premiação do Programa Município Resiliente de 2025. Entre as cidades da região que conquistaram certificação estão:

Presidente Prudente

Euclides da Cunha Paulista

Mirante do Paranapanema

A certificação reconhece os municípios que mais avançaram na gestão de riscos, na prevenção de desastres e na organização das suas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, com base nos indicadores avaliados pelo Estado em anos anteriores. O município de Presidente Prudente será representado pelo vice-prefeito José Osanam Albuquerque Júnior que receberá a premiação juntamente com o Coordenador Regional Adjunto da Defesa Civil Renato Gouvea. Os municípios de Presidente Epitácio, Alvares Machado, Indiana e Santo Anastácio também vão receber oficialmente os caminhões-pipas de uso exclusivo das defesas civis municipais. Para a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, o reconhecimento reforça o compromisso dos municípios com políticas públicas preventivas e com a capacitação das equipes responsáveis pelo atendimento à população durante o período de chuvas. 

 

Deixe seu comentário